Connect with us

Futebol Entrevistado

Nuno Macedo: “Consegui realizar este sonho com apenas 19 anos”

Na sequência da série de entrevistas que temos realizado após este final de época, agora foi a vez de Nuno Macedo.

O jovem guarda-redes do Moreirense que se estreou esta temporada com apenas 19 anos na Primeira Liga.

Nesta entrevista fala sobre a sua formação, a estreia, a excelente temporada a nível colectivo, entre outros assuntos.

RD: Passaste pela formação do Vitória SC, mas rumaste depois ao vizinho Moreirense. O que provocou essa saída?

Nuno Macedo: Eu comecei primeiramente a minha formação aos 5 anos numa escola de futebol que hoje já não existe sequer, a Fair Play. Aos 10 anos o Vitória viu-me a jogar e pediu que fosse fazer umas captações e eu fiquei. A minha saída do Vitória está relacionada com o facto de eles dizerem que não contavam comigo mas que iam estar atentos à minha evolução fora do clube…

RD: Qual foi a sensação de te estreares na Primeira Liga pelo Moreirense?

Nuno Macedo: Foi algo incrível, qualquer jovem com a minha idade sonha em jogar no máximo escalão do futebol português e eu consegui realizar esse sonho com apenas 19 anos. Foi um dia muito feliz que certamente nunca me sairá da memória!

RD: De que forma avalias esta temporada a nível e coletivo?

Nuno Macedo: A nível coletivo foi espetacular, conseguimos a melhor pontuação e posição de sempre, batemos inúmeros recordes e fomos a equipa que mais surpreendeu neste campeonato! A nível individual foi a temporada mais importante até hoje, num grupo fantástico como o que tivemos consegui crescer enquanto jogador e como pessoa, amadureci muito, os meus colegas de equipa foram-me sempre ajudando nesse e noutros pontos valiosos…

RD: Quais são as tuas expectativas para a próxima época?

Nuno Macedo: As minhas expectativas em relação a este ano são fazer um ano melhor que o anterior, procurar sempre evoluir mais e mais e, claro está, jogar mais do que joguei esta temporada…

RD: Em quais aspectos do jogo te consideras mais forte e em quais necessitas de melhorar? 

Nuno Macedo: Eu acho que sou forte no jogo do pés, situações de 1 para 1 e considero-me um guarda redes rápido e ágil. Aspetos a melhorar… obviamente que são muitos, posicionamentos, a minha presença em campo, a comunicação etc… com muito trabalho acredito que vou conseguir melhorar isso.

RD: No mundo do futebol quem são as tuas referências?

Nuno Macedo: No mundo do futebol gosto de usar como exemplo o Cristiano, pelo seu trabalho, personalidade, profissionalismo e por tudo que já conquistou no futebol, é realmente um rei neste mundo… Na minha posição as minhas maiores referências são o Ter Stegen e o Ederson, identifico-me com eles (obviamente que eles estão noutro patamar) e tento os seguir ao máximo. Tecnicamente são super evoluídos, admiro sobretudo neles a tranquilidade e a confiança que transmitem aos seus companheiros dentro de campo. São realmente 2 “monstros” na baliza!

RD: Como é que os jogadores lidam com o constante clima de polémica e suspeição vivido no futebol português? 

Nuno Macedo: Eu penso que todos os jogadores têm a sua forma de lidar com essas situações conforme a sua personalidade, mas acima de tudo devem esquecer essas polémicas que só apodrecem o nosso futebol mesmo sabendo que por vezes estamos sobre demasiada pressão e realçar a beleza deste desporto que é fantástico!

Conheça melhor Nuno Macedo:

Guarda-redes português de 20 que dividiu a sua formação entre a Escola Fair-Play, Vitória SC e Moreirense. Neste seu primeiro ano de sénior foi o terceiro guarda-redes dos cónegos, mas face à lesão de Jhonatan e à expulsão de Pedro Trigueira nos Açores teve a oportunidade de disputar 3 jogos.

Diante do Santa Clara recebeu mesmo o prémio de melhor em campo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

More in Futebol Entrevistado