A Fundação – Liverpool Football Club

A 3 de Junho de 1982 nasceu oficialmente o Liverpool Football Club, um dos maiores clubes à escala mundial.
São detentores de 5 troféus da Liga dos Campeões, 3 troféus da Liga Europa (Taça Uefa), 18 campeonato ingleses e entre muitos outros títulos.

Mas a verdadeira história deste mítico clube de Liverpool surge anos antes, e curiosamente, está muito ligada ao seu rival da cidade Everton.

John Houlding, é o nome do fundador que, em 1892 decidiu aumentar o valor do aluguer de Anfield ao Everton,  a equipa que ocupava o estádio, de 100 mil libras ao ano, para 250 mil libras.

Primeira fotografia do Estádio Anfield

Desagradados com este aumento, os responsáveis do Everton decidem não renovar, e criam o seu próprio estádio, de nome Goodison Park. Insatisfeito com esta situação, John Houlding decide então criar o seu próprio clube, para que este jogasse em Anfield, e assim nasce o inicialmente o Everton Football Club and Athletic Grounds Company Limited. 

O documento oficial da fundação do Liverpool Footbal Club

Este nome, no entanto, não foi aprovado pela Associação de Futebol de Inglaterra, e John Houlding alterou para Liverpool Football Club
and Athletic Grounds Company Limited.

Passados hoje 126 anos, o clube que surgiu numa desavença entre o dono do estádio e o clube, superiorizou-se largamente, sendo um dos maiores clubes ingleses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.