As difíceis contas para o jogo decisivo dos sub-21

A selecção sub-21 disputa esta terça-feira o jogo decisivo no apuramento para o Euro 2019. Diante da Bósnia, a partir das 19h na Madeira, Portugal terá então pela frente uma difícil missão.

O primeiro lugar é praticamente impossível de alcançar. Portugal terá de vencer e esperar que a Roménia perca diante do… Liechtenstein que não tem qualquer ponto em 9 jogos.

As esperanças recaem por isso sobretudo em ser um dos quatro melhores segundos classificados. Mas não dependemos apenas de nós…

Uma vaga já está ocupada. Pela Grécia que com 25 pontos já garantiu assim o lugar no play-off. Sobram 3 vagas e por isso vamos às contas.

Portugal tem 19 pontos. Mas, atenção, nestas contas são retirados os pontos e golos contra o último classificado e por isso temos 13 pontos e neste momento somos o 5º melhor segundo classificado.

Classificação dos segundos classificados, sem jogos contra o último de cada grupo: 1º Grécia 19(único grupo fechado), 2º Suécia 14, 3º Áustria 13, 4º Polónia 13, 5º Portugal 13, 6º Eslováquia 12, 7º Ucrãnia 11, 8º Noruega 11, 9º Eslovénia 11

Quem vê a classificação dos grupos estranhará o facto de Portugal não levar a melhor sobre a Áustria e Polónia. Mas é fácil de explicar. Temos claramente melhor diferença de golos que esses adversários, mas retirando o total de 16-0 contra o Liechtenstein tudo muda…

A Áustria tem mais 9 em diferença de golos, a Polónia mais 7 e Portugal apenas mais 4.

A Áustria vai enfrentar em casa a Rússia, que atenção, tem a mesma pontuação mas uma diferença positiva de 5 golos.

Enquanto que a Polónia vai jogar em casa contra a Geórgia que está no 3º lugar mas já afastada da luta.

Diga-se ainda que a Suécia tem também um osso duro de roer, pois vai receber a líder Bélgica.

O foco de Portugal terá de ser por isso apenas um: Vencer. Resta depois esperar que alguma destas equipas falhe. Aliás, quando Portugal entrar em campo já irá saber o resultado desses jogos.

Tarefa difícil. E convém não esquecer que vamos enfrentar a Bósnia que tem 18 pontos(12) e também esta na luta. Aliás, na 1ª volta fomos derrotados pelos bósnios por 2-1…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.