As “pérolas” lançadas por Leonardo Jardim no Mónaco

Desde que chegou ao Mónaco em 2014/15 até deixar agora o clube, Leonardo Jardim destacou-se pela forma como conseguiu potenciar vários jovens.

Com este artigo recordamos os jogadores que explodiram e se fizeram ouvir no mundo do futebol sob sua orientação.

Na primeira temporada pegou em Martial, Carrasco, Fabinho, Kurzawa, Bakayoko e claro Bernardo Silva. A seguir falamos sobre os jogadores e mostramos a idade com que começou a contar com eles.

Martial – 19 anos – estava no clube desde a época anterior mas foi com Leonardo que explodiu. Na temporada seguinte transferiu-se para o Man. United.

Carrasco – 21 anos – chegou à formação do Mónaco em 2010/11 e estreou-se na equipa sénior também um ano antes de Jardim chegar. No entanto, foi depois disso que brilhou em duas temporadas sob orientação do português acabando por ser vendido ao At. Madrid.

Fabinho – 21 anos – também chegou um ano antes de Jardim, mas passou depois quatro temporadas de grande nível com o português. Neste último verão mudou-se para o Liverpool.

Kurzawa – 22 anos – formou-se no Mónaco e atingiu a equipa sénior em 2010/11. No entanto, antes de 2014/15 tardou em afirmar-se. Uma temporada de grande nível com Jardim deu-lhe visibilidade e valeu-lhe uma transferência para o PSG no verão de 2015.

Bakayoko – 20 anos – já tinha aparecido no Rennes, mas as três épocas sob orientação do português provocaram uma transferência para o Chelsea em 2017.

Bernardo Silva – 20 anos – Sem oportunidades na equipa principal do Benfica, aterrou no Principado na mesma temporada e após 3 anos de grande qualidade assinou pelo Manchester City.

Em 2015/16 apareceram Lemar, Rony Lopes e… Mbappé.

Lemar – 20 anos – Tinha dado nas vistas no Caen, mas foi no Mónaco que explodiu ao longo dos últimos 3 anos. Transferiu-se neste verão para o At. Madrid.

Rony Lopes – 20 anos- Neste caso convém referir que o jogador português apenas fez 2 jogos e foi em janeiro emprestado ao Lille, tal como na temporada seguinte. No entanto, foi ao longo desta última época que Rony apresentou claramente o seu melhor nível no regresso ao Mónaco.

Mbappé – 17 anos – Já estava antes na formação do clube, mas estreou-se nessa época pelos seniores. Fez 14 jogos, mas foi na temporada seguinte que deixou de boca aberta todos os amantes deste desporto. Assinou de seguida pelo PSG.

A temporada 2016/17 foi por isso o ponto principal deste reinado de Leonardo Jardim. Com elementos como Bernardo Silva, Lemar, Mbappé, Fabinho ou Bakayoko deixou rendidos os amantes deste desporto.

Convém ainda referir que passou a contar com Mendy e Sidibé. O lateral esquerdo tinha 22 anos mas já vinha sendo muito utilizado no Marselha apesar de ter ganho muito mais reconhecimento no Mónaco e assim se ter transferido para o Man. City. Enquanto que o lateral direito chegou “já” com 24 anos do Lille e tornou-se um dos destaques da equipa. Sendo o único resistente dos nomes até agora abordados.

Na última época, o Mónaco sentiu a perda de vários dos seus principais elementos e não se reforçou com a qualidade necessária.

Entre os nomes já falados manteve apenas Fabinho, Lemar e Sidibe. Sendo que os primeiros deixaram o clube neste verão. Rony Lopes regressou após empréstimo e esteve em destaque.

Tal como referimos na notícia do despedimento de Leonardo Jardim, o português não quis sair em grande e acabou por ter de lidar com um plantel de menor qualidade e potencial por explorar ao mesmo tempo que os rivais se apetrecharam ainda mais.

Para terminar acrescentar que durante este seu reinado lançou 21 jogadores com menos de 20 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.