O curioso percurso de Biabiany entre Inter e Parma

Jonathan Biabiany tem 30 anos, é francês mas apresenta um percurso bastante curioso no futebol italiano com dois clubes em destaque.

O avançado que chegou a ser internacional sub-21 pela França, assinou com o Inter em 2004 onde terminou a sua formação. Em 2007/08 foi emprestado a Chievo e Modena, clube ao qual foi cedido também na época seguinte. Em 2009/10 começava definitivamente uma história curiosa entre Biabiany, Inter e Parma com um novo empréstimo dos “nerazzurri” aos “parmensi”.

Na época 2010/11, o avançado ganhou finalmente algum espaço no Inter e fez 21 jogos até Janeiro, mas nesse mercado de inverno assinou pela Sampdória. Em 2011/12 a Samp emprestou-o ao… Parma que o adquiriu em definitivo na temporada seguinte.

Biabiany estava finalmente a mostrar o seu melhor futebol até que no início da temporada 2014/15 viveu o pior momento da sua carreira. Esteve perto de assinar pelo Milan, mas nos exames médicos foi detectada uma arritmia cardíaca que o obrigou a parar.

Em Março de 2015 acabou por se desvincular do Parma que atravessava uma situação caótica e viria a decretar falência no final da época.

No entanto, algum tempo depois pôde voltar a competir após uma operação que se revelou um autêntico sucesso. Assinou pelo… Inter nesse verão de 2015, mas este não foi um regresso positivo a Milão. Se na primeira época ainda realizou 24 jogos, em 2016/17 não foi além de 4 partidas e na última temporada acabou por ser cedido ao Sparta de Praga.

Esta semana terminou a sua ligação ao Inter e assinou pelo… Parma. Pois claro! Aos 30 anos tenta recuperar o seu melhor nível numa equipa que está de regresso à Série A. Terá a companhia do português Bruno Alves e se brilhar, quem sabe não voltará ao… Inter!