Todos os números dos dois anos e meio de Zidane no Real Madrid

O anúncio da saída de Zidane do comando técnico do Real Madrid apanhou o mundo do futebol de surpresa. Convém agora recordar aquilo que o treinador francês conseguiu em cerca de dois anos e meio ao serviço dos “merengues”.

Se Zidane é ou não um treinador apreciado pelas suas capacidades, não é aquilo que vamos discutir, mas apenas recordar os números fantásticos apresentados, com claro destaque para a Liga dos Campeões.

“Zizou” assumiu o cargo a 4 de Janeiro de 2016 e num total de 149 jogos, venceu 104, empatou 29 e perdeu 16. O Real marcou 393 golos e sofreu 160.

Olhando para os títulos, o grande destaque vai para o facto de se ter tornado o primeiro treinador de sempre a conquistar por três vezes consecutivas a Liga dos Campeões. Um feito fantástico. Venceu todas as edições que disputou pelos merengues.

Também a nível internacional juntou a isso duas Supertaças Europeias e dois Campeonatos do Mundo de Clubes.

A nível interno, na primeira época, chegou num momento em que já estavam afastados da Taça e em que já tinham vários pontos de atraso para o Barcelona que viria a conquistar a Liga. Mas atenção, em 20 jogos, apenas empataram dois e perderam um.

Na época passada, venceram a Liga com 93 pontos, mais três que os catalães e na Taça ficaram pelos quartos-de-final.

Esta última temporada a nível interno foi a única mancha no trajecto de Zidane. Perderam demasiados pontos no campeonato, acabaram no 3º lugar a 17 pontos do Barça. Na Taça, também desiludiram ao caírem nos quartos-de-final diante do Leganes. Apenas venceram a Supertaça, mas isso não apaga o seu excelente percurso nestes dois anos e meio.

Zidane sai em grande e resta agora esperar para perceber qual será o seu futuro e quem será o seu substituto.