Nunca se viu uma diferença tão grande entre o 4º e o 5º lugar

Apesar de ainda faltar uma jornada para terminar a Primeira Liga na qual as duas equipas em questão se vão defrontar, uma coisa é certa. Nunca existiu uma diferença tão grande entre o quarto e o quinto classificado do campeonato desde que as vitórias valem três pontos(1995/96) e mesmo antes disso não existem registos de algo superior tendo em conta as diferenças. Braga e Rio Ave estão neste momento separados por 27 pontos!

Números que demonstram uma diferença nunca antes vista entre os quatro primeiros classificados e as restantes equipas e que provam a grande temporada da equipa minhota, mas também alguma incapacidade dos outros candidatos à Europa.

Para se ter uma ideia desde que as vitórias valem três pontos a maior diferença entre 4º e 5º classificados registou-se em 1998/99 com o Sporting a acabar a competição com mais 10 pontos que o Vitória FC numa edição que ficou para história pela conquista do penta por parte do Porto.

Acrescente-se que os dois últimos classificados deste campeonato, Vitória FC e Estoril têm 29 pontos, ou seja, apenas mais dois que a diferença entre bracarenses e vilacondenses. Voltamos a repetir, são 27 pontos.

Nesta última jornada os dois clubes defrontam-se em Vila do Conde. O Rio Ave já tem o quarto lugar garantido, mas o Braga ainda sonha com o terceiro. Para isso está obrigado a vencer e a esperar por uma derrota do Sporting em casa do Marítimo.