As contas da luta pela manutenção na Primeira Liga

A duas jornadas do final do campeonato a luta manutenção está ao rubro. Matematicamente oito equipas ainda estão englobadas nessa disputa, mas apenas uma catástrofe provocará a descida de Portimonense ou Belenenses.

Portimonense tem 35 pontos e defrontará o Belenenses fora e o Paços de Ferreira em casa. Apenas precisam de somar mais um ponto e no caso de perderem os dois jogos só uma conjugação de resultados bastante improvável os colocará na Segunda Liga.

Belenenses tem 34 pontos e vai jogar com o Portimonense em casa e com o Boavista fora. Uma vitória da equipa do Restelo resolve o assunto, mas um empate também deverá chegar. Apenas não resolve se Aves, Feirense, Vitória FC e Paços venceram todos eles os seus jogos. Tal como no caso dos algarvios mesmo com duas derrotas só algo muito pouco provável os levará à descida.

Moreirense tem 32 pontos e vai receber agora o Aves, deslocando-se depois ao terreno do Benfica. Um triunfo salva já a equipa de Petit, mas uma derrota pode deixar as contas complicadas para a última jornada na Luz.

Aves tem 31 pontos, desloca-se então a Moreira de Cónegos e recebe depois o Chaves. Em caso de vitória nesta jornada só não garantem a manutenção se Feirense, Vitória FC e Paços vencerem. Basta um deles falhar para os avenses festejarem.

Feirense tem 30 pontos, vai agora ao Dragão e recebe depois o Estoril. A equipa de Nuno Manta até pode resolver já o assunto mas terá de vencer o Porto e esperar que o Paços perca e que o Vitória FC no máximo empate. Algo não muito provável.

Vitória FC tem 29 pontos, vai receber agora o Estoril e depois desloca-se a Tondela. Um triunfo dos sadinos nunca garantirá a manutenção, nem que o Paços perca, uma vez que as duas equipas estão empatas a nível de confronto directo e muito idênticas na diferença de golos.

Paços de Ferreira tem 29 pontos, recebe o Rio Ave e vai a Portimão. Também em nenhum dos casos poderão safar-se já da descida.

Estoril tem 26 pontos e vai receber primeiro Vitória FC, deslocando-se depois ao reduto do Feirense. Uma derrota nesta jornada ditará a descida. Um empate apenas mantém a esperança viva mediante algumas condicionantes. O Paços terá de perder os dois jogos, o Vitória FC terá de perder na última jornada e as duas equipas não poderão empatar por mais do que um golo nesta, e o Feirense terá também de perder os dois jogos(o último contra o próprio Estoril). Tudo o que não seja uma vitória frente aos setubalenses nesta jornada deixará os canarinhos já afastados ou em bastantes dificuldades.

CONFRONTOS DIRECTOS:

Paços de Ferreira tem vantagem sobre o Estoril.

Aves tem vantagem sobre o Estoril e Feirense.

Moreirense tem vantagem sobre o Estoril e Paços de Ferreira.

Feirense tem vantagem sobre o Vitória FC e Moreirense.

Vitória FC tem vantagem sobre o Moreirense e o Aves.

O que falta definir:

Estoril e Vitória FC empataram em Setúbal 2-2.

Feirense venceu em casa do Estoril por 2-0.

Moreirense venceu nas Aves por 2-1.

Paços de Ferreira e Vitória FC empatados no confronto directo. Na diferença de golos os sadinos levam para já vantagem de um golo.

Paços de Ferreira e Feirense estão também empatados. Mas o Feirense tem vantagem de 8 golos na diferença de golos.