As contas da luta pela subida à Primeira Liga

A duas jornadas do final da Segunda Liga ainda existem seis equipas na luta pela subida ao primeiro escalão. Sendo que o Nacional está muito bem lançado para o conseguir, enquanto que o Académico de Viseu e o próprio Arouca dificilmente terão sucesso.

Nacional tem 67 pontos, desloca-se agora a Arouca e recebe depois o Vitória SC B. Os madeirenses se venceram garantem já a subida, mas até podem fazer a festa se empatarem e se Santa Clara ou Académica não ganharem. Até a derrota pode chegar se os açorianos ou “estudantes” perderem.

Santa Clara tem 63 pontos, recebe o Real Massamá e visita depois o Ac. Viseu. Os açorianos apenas dependem deles e podem até subir já neste fim-de-semana se ganharem e se a Académica perder e o Penafiel não ganhar.

Académica tem 63 pontos, vai receber o Cova da Piedade e desloca-se ao terreno do Varzim. Nunca poderão garantir já a subida e até podem ficar já afastados se perderem e o Santa Clara ganhar devido à desvantagem no confronto directo.

Penafiel tem 61 pontos, recebe o Ac. Viseu e vai à Covilhã. Os penafidelenses estão dependentes dos resultados de Santa Clara e Académica que têm mais 2 pontos. Atenção que o Penafiel tem vantagem no confronto directo sobre as duas equipas.

Arouca tem 59 pontos, recebe o Nacional e joga depois em casa da Oliveirense. Estão obrigados a vencer e a esperar que Santa Clara e Académica não vençam os seus jogos para chegarem à ultima jornada ainda com hipóteses de subida. Tendo depois de esperar e aproveitar por uma nova falha destas duas equipas e ainda do Penafiel em pelo menos uma destas jornadas.

Académico de Viseu tem 58 pontos, vai a Penafiel e recebe depois o Santa Clara. A missão da equipa de Manuel Cajuda é tremendamente complicada. Primeiro de tudo têm de vencer os dois jogos. Depois precisam que o Santa Clara no máximo empate o outro jogo, que a Académica apenas some um ponto nestes dois jogos, que o Penafiel além de perder o jogo entre as duas equipas, no máximo empate o outro encontro ou no caso de vitória o Ac. Viseu ganhe por 4-0, ou 5-2 ou 6-3, etc ao Penafiel(!) E por fim que o Arouca não faça mais do que 4 pontos nestas duas jornadas. Ou seja, praticamente impossível.

CONFRONTOS DIRECTOS:

Santa Clara tem vantagem sobre a Académica e Nacional

Nacional tem vantagem sobre o Penafiel

Penafiel tem vantagem sobre o Santa Clara, Académica e Arouca

Arouca tem vantagem sobre o Santa Clara e Ac. Viseu

Académica tem vantagem sobre o Arouca

Ac. Viseu tem vantagem sobre a Académica

Por definir:

Nacional e Académica estão empatados no confronto directo mas os madeirenses têm para já uma vantagem de 5 golos na diferença de golos.

Santa Clara e Ac. Viseu empataram 0-0 nos Açores. Voltam a enfrentar-se na última jornada.

Penafiel venceu em casa do Ac. Viseu por 4-1. Voltam a enfrentar nesta próxima jornada